quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que podemos aprender com Steve Jobs e com Jesus a respeito da morte?


Steve Jobs: “Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Por que quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar – isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.” (2005)

1) Por que Jobs considerava importante lembrar-se que estaria morto em breve? Você concorda com a posição dele? Qual são seus sentimentos ao pensar nisso?

Jesus: “O campo de um homem rico produziu com abundância. E pensava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”

2) Lendo a história que Jesus contou, você acha que a posição que ele nos incentiva a adotar diante da vida e da morte é a mesma que Jobs adotou?

3) Como você acha que a história de Jesus se associa com essa frase de Jobs: “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim” (1993)???

“Ainda, a morte é um destino que todos nós compartilhamos. Ninguém conseguiu escapar dela. E assim é como deve ser porque a morte é talvez a melhor invenção da vida. É o agente que faz a vida mudar. É eliminar o velho para dar espaço para o novo. Neste momento, o novo são vocês, mas algum dia não tão longe, vocês gradualmente serão o velho e darão espaço para o novo. Desculpa eu ser tão dramático, mas é a verdade” Steve Jobs (2005)

4) Você concorda que até hoje ninguém conseguiu escapar/vencer a morte?

“... nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte...” (2 Timóteo 1:10)

5) Pensando que Jesus venceu a morte, você teria motivo para temer a morte?

Fica a dica: “Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado [o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare.” Steve Jobs (2005)

Estudo ministrado por Gabriela Nunes – Medicina UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário