sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viu?

- Caso já tenha visto o filme ao lado, descreva sua história, comentado.

O Amor é cego (Shallow Hal, 2001, Fox Filmes) é um filme que conta a história de Hal (Jack Black), um homem que busca namoradas de acordo com o tipo físico. Até que um dia, ele é hipnotizado e passa a visualizar apenas a beleza interior das pretendentes. E justamente quando isso acontece, ele conhece Rosemary (Gwyneth Paltrow), uma mulher obesa que, aos seus olhos, é simplesmente linda e apaixonante.

- Como as pessoas (ou nós mesmos) vêem (vemos) umas às outras? Ao que elas (nós) dão (damos) importância?

- Relacione os comentários da pergunta acima com o filme citado.

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. (I Samuel 16:7)

Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra os desígnios do pensamento. Se o buscardes, ele deixará achar-se por ti; se o deixardes, ele te rejeitará para sempre. (I Crônicas 28:9)

Eu é que sei que pensamentos tenho a voso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte. (Jeremias 29:11-14a)

- Como Deus nos vê? Então, há uma maneira de "enganarmos" a Deus?

- Como nós temos nos visto? A quem temos escutado?

- Se desejamos ter um relacionamento verdadeiro com Deus, qual deve ser a nossa atitude?

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. (Colossenses 3:1-2)

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (II Coríntios 4:16-18)

- Onde devem os nosso olhos estar fitos? Por quê?

- Comente sobre a temporalidade das "coisas".

- Comente sobre a mudança que nosso relacionamento com Deus e onde colocamos nossos ohos traz para a forma que olhamos aos outros e a nós mesmos.

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vemd o Senhor, que fez o céu e a terra. (Salmos 121:1-2)

REFLITA: Como tenho visto as pessoas? Como tenho visto a mim mesmo? Como tenho visto a pessoa de Deus? Tenho que mudar minha forma de ver?


Estudo ministrado por Matheus Rodrigues - Medicina UFMG - em 07/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário