quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que é a fé?

Estudo preparado por Dani Nogueira e ministrado pelo excelentíssimo convidado Anderson Baêta - UFMG - em 15/09/09


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. – Hb 11:1


  1. A palavra fundamento significa alicerce, principal apoio, base, causa, motivo. O que o autor de Hebreus quis dizer com “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”?

  1. A lógica exige uma prova científica para cada evidência que tentamos provar. Dessa maneira, como a fé poderia ser “a prova das coisas que não se veem”?

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. – Gl 2:16

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tg 2:18

  1. Qual é a contradição entre os dois trechos citados acima?

  1. Um torcedor pode provar a fé em seu time acompanhando os jogos, tendo uma camisa, indo aos estádios. Como podemos provar nossa fé em Deus?

  1. Porque nossas obras não podem nos justificar perante Deus?


"A fé (...) é a arte de se aferrar, apesar da mudanças de humor, àquilo que a razão já aceitou." – C. S. Lewis em O cristianismo Puro e simples

  1. Como essa definição de fé de Lewis encaixa com as definições de Gálatas e Tiago?

  1. A fé em Deus é racional? Porque?


Quer fazer o download desse estudo? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário